Universe Aduaneira

Somos especialistas e trazemos para seu negócio ferramentas úteis para:

Inteligência de mercado internacional

A Inteligência de mercado é uma estratégia de negócio que tem como objetivo coletar, organizar e analisar informações externas que podem interferir nos planos da empresa, tais como concorrentes, economia, política, cultura, regulamentações fornecedores e clientes; para prevenir riscos e oferecer suporte à tomadas de decisões assertivas.

Por que estudar o mercado internacional de maneira estratégica?

As dificuldades de internacionalização resultam em maiores riscos, tempo e custos, tais como:

  1. Processo burocrático diversificado, onde as leis, normas e regulamentos em cada país são diferentes;
  2. A cultura de cada país e seus mercados dificultam o entendimento para conseguir conquistar o público consumidor;
  3. No mercado internacional temos uma hiper competição, sendo necessário diferenciar seus produtos, ofertas e marketing;
  4. Maiores fatores externos de interferência em seu negócio devido à globalização;
  5. Distância cultural e geográfica dificulta e desgasta a comunicação;
  6. Custos elevados devido à cadeia logística internacional;
  7. Menor controle sob suas operações;

Necessidades identificadas:

  • Esforço de planejamento grande devido ao número maior de variáveis para análise.
  • Capacidade analítica mais profunda.
  • Maior controle de riscos.
  • Escolha de parceiros corretos, principalmente no exterior.
  • Melhor definição de canais de distribuição e rotas logísticas;
  • Dados

    Principal ferramenta para tomada de decisão

  • Gestão da Informação

    Conjunto de dados organizados de forma inteligente para fomentar estratégias e resolução de problemas

  • Riscos

    Antecipação dos riscos diminui as chances de decisões prejudiciais aos negócios internacionais.

  • Internacionalização

    Diversificação de riscos, maior rentabilidade e prestígio da marca

  • Projetos

    Elaborar um projeto é contribuir para a solução de problemas.

  • Desburocratização

    Entrega de resultados mais rápidos, precisos e com redução de gastos.

Conceitos

Principais Elementos

  • Segmentação

    Identificar compradores e fornecedores internacionais.

  • Mercado Alvo

    Analisar clientes e fornecedores

  • Necessidades

    Adequação do marketing mix à realidade do mercado alvo

  • Concorrência

    Monitoramento dos players do mercado para sua estratégia de posicionamento

  • Barreiras de entrada

    Reconhecimento das dificuldades para superação

  • Regulamentação

    Identificar burocracias para antecipação de custos

  1. Orçamento completo e otimizado através do envio de uma planilha de custos para importação de mercadorias;
  2. Recepção, análise documental, abertura de processo;
  3. Contratação do seguro internacional de carga;
  4. Cotação de fretes aéreos, marítimos e rodoviários;
  5. Coordenar o embarque de mercadorias no exterior;
  6. Remoções (Declaração de Trânsito Aduaneiro – DTA);
  7. Registros no Siscomex DI (Declaração de Importação) , DSI (Declaração Simplificada de Importação), LI (Licença de Importação );
  8. Desembaraço Aduaneiro de Importação (Aeroportos, Portos, Fronteiras e EADI´s);
  9. Coordenação de entrega de cargas desembaraçadas.
  10. Credenciamento junto à Receita Federal

Possuímos um sistema em que realizamos consultas de dados confiáveis sobre nomenclaturas, alíquotas, tratamentos administrativos, acordos internacionais, preferências de importação e exportação (Aladi), taxas de câmbio, medidas de defesa comercial e legislação sobre importação e exportação

Importação

Exportação

  • Preparação do processo de exportação quanto a análise e emissão de documentos: Fatura, Packing List , Conhecimento de Embarque, Certificados, etc);
  • Registros no Siscomex RE (Registro de Exportação), DSE (Declaração Simplificada de Exportação), DDE (Declaração de Despacho de Exportação);
  • Desembaraço aduaneiro de exportação (Aeroportos, Portos, Fronteiras e EADI´s).

Com o foco em desburocratizar o comércio internacional, facilitar a comunicação entre os clientes dos mais diversos países e fornecer os aspectos legais e regulatórios para entrada do produto no país-alvo, a Universe possui uma equipe apta à realizar projetos afins, como:

  • Registro FDA nos Estados Unidos: Assessorar aspectos para o registro do FDA nos Estados Unidos, estabelecendo parcerias confiáveis no país para conclusão e manutenção do FDA.
  • Acordos Comerciais: Acordos vigentes e em negociação que benefeciam o seu negócio.
  • Registro de Produtos e Estabelecimento: Assessorar os aspectos legais em caso de necessidade do registro do seu produto ou estabelecimento no país alvo.

Legislação Aduaneira e demais aspectos regulatórios: Fornecer informações assertivas para a tomada de decisão sobre abrir novos mercados.

Assessoria Regulatória

Especialização em Registros, Licenças, Leis e Regulamentos.

TIMELINE